sábado, 12 de abril de 2008

Lenda da origem da Ilha de Timor

Conta uma lenda que em tempos que já lá vão, vivia na ilha Celebes um crocodilo muito velho, que não conseguia caçar peixes no rio.
Certo dia, cheio de fome, o crocodilo decidiu procurar comida e partiu à procura de algo para comer. Andou, andou até não poder mais.
Como o crocodilo já não tinha forças para continuar à procura de alimento caiu ao chão, sem conseguir continuar a caminhada.
Ao ver o crocodilo sem forças um rapaz aproximou-se dele e arrastou-o pela cauda.
Como recompensa, pela ajuda prestada pelo rapaz, o crocodilo ofereceu-se para transportá-lo ás costas, sempre que ele quisesse navegar.
O rapaz aceitou com agrado a recompensa do crocodilo.
Todavia o crocodilo manteve a recompensa por pouco tempo porque perante uma nova situação de fome pensou comer o seu companheiro. Antes porém consultou outros animais que se mostraram indignadíssimos com as intenções do crocodilo.
Cheio de vergonha e com remorsos o crocodilo resolveu partir para longe, para um sítio onde ninguém o conhecesse, pois só assim conseguiria enfrentar novamente os outros animais.
Antes de partir o crocodilo procurou o rapaz e convidou-o a viajarem juntos, o que agradou o rapaz.
Juntos fizeram uma longa viagem, até que o crocodilo sentiu-se exausto, parou para descansar e o seu corpo transformou-se numa bela ilha.
O rapaz tornou-se homem e chamou Timor à ilha. Timor significa Oriente.

Texto Colectivo – Alunos do 4º Ano

Sem comentários: